sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Novas Velhas Bandas #12 Humble Pie

Se você é fã de rock and roll e de bandas inglesas dos anos 60, continue lendo este artigo. Se não for, continue lendo do mesmo jeito, não vai se arrepender de ouvir esse som. A nova velha banda de hoje não é tão desconhecida assim, pois chegou a fazer sucesso durante os anos em que esteve em atividade, mas, com o passar do tempo, acabou sendo esquecida. Estou falando do Humble Pie, grupo formado em 1969 pelos músicos Steve Marriott no vocal e na guitarra, Greg Ridley no baixo, Jerry Shirley na bateria e Peter Frampton (aquele mesmo do "uhh baby I love your waaaaaay") também na guitarra. 
O compacto de estréia Natural Born Boogie (1969) chamou a atenção do público inglês e colocou o grupo em evidência. No mesmo ano, foi lançado o primeiro álbum As Safe Yesterday Is e o segundo, chamado Town e Country. Em 1970, a banda lançou mais dois LPs, Humble Pie, terceiro disco de estúdio, e Rock On, que foi o último com a participação de Peter Frampton.

Peter Frampton, Greg Ridley, Jerry Shirley e Steve Marriott

Após a saída de Frampton, a banda acabou lançando o disco seguinte, Smokin, somente em 1972. Com Dave Clempson assumindo a guitarra, o som do Humble Pie foi mudando aos poucos e ficando cada vez mais pesado. Apesar das novas influências do hard rock, a banda manteve a pegada blues característica de sua origem, coisa que agradava o público e os críticos de música. As apresentações dos caras eram muito elogiadas, o que lhes rendeu ótimos trabalhos gravados ao vivo.
No anos seguintes, o grupo seguiu lançando novos discos e fazendo turnês pela Europa e pelos Estados Unidos, até que, em 1991, Steve, líder e fundador da banda, morreu em um incêndio em sua própria casa. Após sua morte, o Humble Pie chegou a gravar mais alguns álbuns e encerrou as atividades em 2003.

Nenhum comentário: