sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Novas Velhas Bandas #13 Canned Heat

Se você quer fugir dos samba-enredos grudentos dos desfiles deste carnaval, a solução é ouvir o som da nova velha banda de hoje: Canned Heat. Formado em 1965 na cidade de Topanga, Los Angeles, o grupo tem como influência nomes nada humildes do blues, como Muddy Waters, B.B. King e John Lee Hooker.
No início, a banda contava com Bob Hite no vocal e na gaita, Al Wilson na guitarra, Larry Taylor no baixo, Henry Vestine na guitarra base e Frank Cook na bateria. Eles começaram fazendo covers e versões modernizadas de clássicos do blues, o que logo chamou a atenção de gravadoras, críticos e público. O primeiro disco só foi lançado em 1967, mas já era esperado por muitos fãs que os viram tocar no Monterey Pop Festival (festival marcado pela apresentação em que Jimi Hendrix quebrou e queimou sua guitarra).

Queria ser amiga deles

O segundo álbum, Boogie With Canned Heat,  foi lançado em 1968 e continha a primeira música gravada pela banda a fazer sucesso mundial, a On The Road Again. Após o lançamento deste disco, o grupo foi apelidado pelos críticos de "reis do boogie" e saiu em turnê pela Europa, onde fez grande sucesso. Ainda em 68, o Canned Heat lançou o terceiro disco, Living The Blues, que continha outro grande hit, Going Up The Country.
Depois de quatro anos na estrada, eis que chega o grande momento da banda. Em 1969, depois do lançamento do quarto disco, Hallelujah, o Canned Heat é chamado para tocar em um dos maiores, se não o maior, festival de rock da história, o Woodstock. Eles tocaram no mesmo dia que Janis Joplin, Credence Clearwater Revival, The Who, Santana, Jefferson Airplane e Greatful Dead. O show foi bastante elogiado e em seguida, no início de 1970, o grupo saiu em turnê européia mais uma vez.
Esta talvez tenha sido a melhor fase da banda, pois, no segundo semestre de 70, as coisas começaram a desandar. A má fase se iniciou em setembro com a morte por overdose do guitarrista Al Wilson, que deixou o Canned Heat para entrar no "Clube dos 27" (isso mesmo, mais um músico que faleceu aos 27 anos de idade). Em seguida, vieram os problemas com a gravadora e a troca contínua de integrantes. "Capengando", o grupo seguiu lançando novos discos e fazendo shows. Na verdade, estão na ativa até hoje, mas, dos membros do início da carreira, apenas o baixista Larry Taylor está presente. A morte do carismático vocalista Bob Hite, em 1981, foi um dos principais motivos da banda ter caído no esquecimento.

Nenhum comentário: